Que alegria saber que você aceitou este convite para entender melhor a Doença Renal Crônica (DRC), o espaço que ela ocupa na sua vida e como lidar com todos os desafios que ela lhe impõe.
O objetivo deste manual será também promover o seu autocuidado, autoconhecimento e gerar autorreflexão para uma tomada da consciência sobre o seu atual estado de Saúde, formulando planos de ações para seguir adiante com sua vida.
É mágico aprender que este manual é mais que um guia, é uma oportunidade única de você mudar seu “mindset” e consequentemente sua vida.
Uma das outras metas deste manual é que haja maior comprometimento com seu próprio tratamento. Muitas pessoas sabotam a prescrição médica deixando de tomar os remédios regularmente, faltando à consultas, não se dedicando à sessões de fisioterapia, atividade física ou orientações alimentares, etc. Isso pode ser causado por dois motivos bem diferentes: a desesperança na recuperação e a visão pessimista “Pra quê tudo isso, se não vai adiantar mesmo?”; ou a falta de crença de que o pior pode acontecer “Pra quê tudo isso, estou bem, nada vai acontecer...”.
Essas visões que parecem ser opostas (e realmente são) são geradas por situações psicológicas diferentes, mas ambas impactam negativamente na terapêutica. O pessimismo ou o otimismo cegos fazem com que as pessoas abandonem o processo prescrito pelos nefrologistas e outras formas de cuidado que são necessárias adotar ao longo da caminhada em busca da saúde.
Entretanto, tenho certeza que este não é o seu caso, pois se você chegou até aqui é porque você se compromete com sua saúde e sabe que a vida não pode parar.
As metas podem variar tanto quanto podem variar as situações de adoecimento. De uma forma geral buscamos «estado de bem-estar”, independente se você está em tratamento conservador ou hemodiálise. Não dá simplesmente para ficar vendo a vida passar. É preciso compreender que diversas vezes não podemos atuar em todas as frentes. Pode ser que o nefrologista diga que você pode estabilizar sua doença se fizer tudo certinho, ou que ainda não haja mais o que fazer no seu caso e que a hemodiálise é necessária. Ou até mesmo você já pode estar em hemodiálise, neste caso, nada como saber como se comportar adequadamente entre cada uma das sessões e ficar bem disposto ao final da sessões, sem ganho de peso interdialitico exagerado, nem alterações significativas de pressão arterial, nem complicações durante o tratamento.
Talvez você seja como muitos dos meus pacientes, que por mais que eu me esforce para ser bem clara em minhas explicações e forneça toda a atenção necessária, nem sempre eles conseguem absorver todas as informações que são repassadas durante a consulta. Eu sei que para o paciente cumprir as orientações do médico, às vezes é necessário mais que isto. É preciso tempo para que ele absorva o que foi orientado e desenvolva habilidades para que entenda a necessidade do que deve ser feito e as implicações de não fazer. Quando isto acontece, o comprometimento é total, e com certeza os resultados do tratamento são muito mais bem sucedidos. Sabendo disto tudo, fica cada vez mais caracterizada a necessidade urgente de programas educacionais para informar e motivar os portadores de doenças crônicas, como a DRC, a aderirem às recomendações médicas e ao tratamento prescrito. Sem que o paciente esteja devidamente informado sobre sua doença e suficientemente motivado para aderir ao tratamento, a atitude usual do médico que apenas entrega a receita, sem nenhum suporte educacional ao paciente, certamente estará promovendo um indesejável impacto negativo sobre os índices de adesão do paciente às recomendações recebidas.
A educação é o melhor remédio!
Daí surgiu a ideia deste manual: compartilhar com o maior número de pessoas portadoras de DRC, inclusive meus pacientes, o que é necessário para que o tratamento seja bem sucedido e que transcenda as “paredes do consultório” e das clínicas. Este material possui alto valor agregado, com potencial de atingir tanto os meus pacientes, como outras pessoas que, como você, estão em busca de melhorar sua qualidade de vida e mudar sua relação com a Doença Renal.
Minha ideia é oferecer ferramentas para você “enxergar” além da doença, mesmo sabendo que a DRC é progressiva e irreversível. Buscando, assim, o equilíbrio de sua saúde de forma integral, sabendo que “a vida não pode parar”.
Abordarei neste manual como seus rins podem ser “atacados” por doenças, como é feito o diagnóstico, além de questões comportamentais em busca de seu bem-estar, trabalhando anseios, desejos e metas voltadas para um estilo de vida saudável por meio da alimentação, atividade física e melhor entendimento do processo saúde-doença.
O grande objetivo é incentivar a prática do autocuidado e do autoconhecimento, enfrentando de maneira positiva os desafios impostos pela doença, levando, ao final, a uma TRANSFORMAÇÃO pessoal e ao entendimento de que você tem uma doença, no entanto, você NÃO É UMA DOENÇA!
Espero sinceramente agregar valor à VIDA de cada um que reservou seu tempo para ler, estudar e praticar o proposto neste manual.